Aconchego em pequenos retalhos

Mostra na Lagoa traz peças e modelos de patchwork, tendência contemporânea de decoração baseada em prática clássica

Rio –  Os pequenos retalhos nunca estiveram tão na moda. Agora, o chamado patchwork marca presença na decoração dos ambientes, deixando os espaços mais estilosos e aconchegantes.

Peças e modelos podem ser vistos, de 31 de maio a 2 de junho, no Clube Monte Líbano, na Lagoa, durante a 11ª edição do Patchwork Design. O evento reúne 87 trabalhos com tendência contemporânea.

As peças foram produzidas por artistas brasileiros, americanos, ingleses e pela africana Naomi Wanjiku, convidada especial dessa edição. Além da exposição, haverá feira com 50 estandes onde é possível encontrar desde matéria prima como maquinários, livros, revistas e tecidos a produtos prontos como bolsas, colchas, blusas e acessórios para bebê.

Técnica histórica

Em tempos modernos, o patchwork se tornou uma forma de expressão artística em que os artistas utilizam linha, agulha, tesoura, panos e muita criatividade para realizarem suas obras.


Mas unir pequenos retalhos foi a maneira que os egípcios encontraram para aquecer e proteger os guerreiros que usavam armaduras. No Ocidente, a técnica serviu para reaproveitar retalhos e confeccionar colchas.

No Brasil, a modalidade só cresce e ganha cada vez mais adeptos. “Até pouco tempo, o patchwork era reconhecido como a colcha da vovó, mas essa ideia já ficou para trás”, explica Zeca Medeiros, curador da Patchwork Design.

Nos últimos anos a técnica passou a ser valorizada e atualmente existem indústrias dentro e fora do País desenvolvendo produtos especialmente para esse trabalho.

A entrada para o Patchwork Design vai custar R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia, valor promocional com entrada até as 16h). O clube fica na Avenida Borges de Medeiros 701, Lagoa.

Depois será a vez de São Paulo receber o evento, entre 14 e 16 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, no bairro da Consolação.

Fonte: Cristiane Campos – O Dia

Clickfios.com – Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*