Bordado: tipos e maneiras de fazer

bordado

Mesmo com o avanço da tecnologia na área têxtil, o bordado à mão continua sendo algo especial. Eles podem ser feitos com os mais diversos materiais: lã, fita, fio, fibras naturais e por aí vai.

O bordado faz parte da cultura nacional e manter esta arte viva é um dos objetivos de artesãos e bordadeiros espalhados por todo o país. Mas afinal, quais são os tipos de bordados que podem ser feitos manualmente em casa?

 

Tipos de bordados

Existe uma infinidade de formas de bordar, cada uma com suas técnicas, pontos e materiais específicos. Para bordar toalhas de banho, de mesa e afins, por exemplo, é muito comum utilizar a técnica de crochê que, com fios finos e delicados e uma agulha fininha, vai incorporando o trabalho ao produto já acabado.

Além do crochê, podemos ainda utilizar o ponto russo, no qual é preciso seguir um desenho feito na toalha. Com uma agulha, você passa o fio ou a fita sobre o desenho e vai construindo-o.

A vagonite também é um tipo de bordado bem comum, e através do uso de linhas especiais para bordar, faz-se elementos gráficos simétricos e geométricos.

E quando se trata de bordado feito à mão, não podemos nos esquecer do famoso ponto cruz, no qual os bordados são altamente fechados e resultam em um trabalho delicado, bonito e bastante durável. O nome da linha utilizada para o ponto cruz é a meada, e quanto mais fina ela for mais belo ficará o trabalho no final.

Há ainda outros milhares de pontos e técnicas de bordado, os quais podem ser aprendidos na própria internet ou em escolas especiais. O importante é ter disposição e se dedicar para que tudo saia da forma mais bonita possível! Claro, também é preciso comprar os aviamentos certos na Clickfios para garantir um bordado incrível. Não esqueça de dar uma passadinha lá na loja e aproveitar nossas promoções exclusivas 😉

Sobre

O seu email não será publicado. Os campos de nome e e-mail são obrigatórios.