Passo a passo: colcha de retalhos

colcha de retalhos

 

A colcha de retalhos é uma peça de decoração que pode transformar o seu quarto. Isso porque ela é muito bonita e bem colorida, e o melhor, é feita a partir de retalhos, ou seja, você pode escolher as cores que desejar, com as estampas que quiser!

Veja um passo a passo simples de como fazer a sua própria colcha de retalhos:

Passo a passo

  • O primeiro passo é escolher os tecidos que você utilizará. Se você já tem o hábito de costurar vai ser mais fácil, pois você pode utilizar os retalhos que sobram das suas peças. Caso não tenha, você pode encontrar tecidos na Clickfios por um ótimo preço!
  • Com os tecidos em mãos, você precisará cortar em partes para fazer as costuras. Para quem está começando, o formato quadrado é o mais fácil. Mas se você já tiver experiência, pode inovar e utilizar triângulos, retângulos ou qualquer outra forma que desejar.
  • Para saber de quantos retalhos vai precisar, você deverá fazer o cálculo da medida da colcha que deseja, e em seguida, dividir pelo tamanho de cada quadrado. As colchas de solteiro costumam ter 2,20m X 1,50m e as de casal têm 2,5m X 2,5m.
  • O próximo passo é costurar os retalhos. Para facilitar o seu trabalho, antes de começar a costurar organize todos os retalhos no chão ou numa mesa grande para ter uma noção de como vai ficar. Use alfinetes para prender um no outro, pois isso vai facilitar bastante a sua costura. Em seguida é só costurar na máquina, na ordem que você desejar.
  • Agora que você está com a parte de cima pronta, só precisa fazer o forro. Escolha um tecido macio para fazer o fundo e costure as bordas. Una as duas partes, e aí fica à sua escolha. Você pode optar por fazer quilt, ou então apenas costurar por cima das emendas dos retalhos.

Para fazer o acabamento, costure viés em toda a volta. Pronto, sua colcha está feita! Comente aqui se você já fez uma colcha de retalhos e qual foi a técnica que você usou. Não se esqueça de compartilhar o post nas suas redes sociais 🙂

Sobre

O seu email não será publicado. Os campos de nome e e-mail são obrigatórios.