Dicas para começar a bordar

Dicas para começar a bordar

O bordado pode ser um hobby ou uma forma de ganhar dinheiro, vendendo seus próprios trabalhos ou prestando serviços para confecções e costureiras autônomas. Veja a seguir, algumas dicas para começar a bordar.

Dicas para começar a bordar:
  • Cursos: Há muitos vídeos e revistas que ensinam a bordar. Além disso, algumas lojas que comercializam produtos para bordados costumam organizar cursos ou sabem onde é possível aprender.
  • Agulhas: O ideal é ter vários tipos, mas dê preferência àquelas que possuem a ponta arredondada para facilitar o bordado.
  • Bastidor: Você pode comprar modelos feitos de plástico ou madeira. O bastidor serve para prender a tela a ser bordada, facilitando o manuseio do tecido.
  • Caneta: Para o bordado livre, você terá que usar caneta de carbono para transferir o desenho para o tecido. A melhor opção é a caneta de carbono amarela, que não mancha o tecido. Também existe um modelo de caneta com tinta lavável.
  • Linhas para bordado: A meada de linha para bordado é mais rentável em comparação com os rolinhos. Avalie o custo/benefício, pois você terá que comprar vários tipos de linhas e cores.
  • Ponto cruz: Com o tempo, você aprenderá diversas técnicas de bordado, mas, para começar, o ponto cruz é a mais simples. Ideal para iniciantes e para os desenhos simétricos. Depois, você irá aprender a fazer bordados mais complexos à mão.
  • Tecido: A escolha depende do tecido e depende do tipo de bordado que será feito. Por exemplo, o algodão é recomendado para o bordado livre; o tecido com furos mais visíveis serve para o bordado em ponto cruz.
  • Tema do bordado: No início, não se preocupe tanto com o tema do bordado. O mais importante é dominar as técnicas e escolher os produtos certos (linhas e agulhas). Com o tempo você conseguirá fazer desenhos mais complexos, que demandam tempo e mais concentração para não errar os pontos.
  • Tesoura: Para facilitar os arremates, escolha tesouras de pontas finas. O bordado é um trabalho muito delicado, por isso, é importante usar instrumentos precisos para não danificar o tecido nem os pontos.

Gostou das nossas dicas para começar a bordar? Então continue acompanhando o blog para saber mais, acesse o site da Clickfios e conheça os nossos produtos para bordados!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*