O que é Artesanato?

Você sabe o que é artesanato? 

De acordo com o dicionário, artesanato é uma arte útil criada por meio de uma técnica manual seja a matéria prima por produtos naturais ou não. A pessoa que pratica o artesanato é denominada como artesão, muitos até conseguem suas rendas através dos artesanatos e acabam encontrando lazer com seus trabalhos.

Mas todos podem ser artesãos, mesmo aqueles que não tem muitas experiências?

Claro que podem! O artesanato além de ser um dom, pode ser também algo que você desenvolve. Então vamos enfatizar que sim! Qualquer pessoa pode ser um artesão. E por esse motivo vamos te explicar um pouco mais dessa prática e qual o nosso papel no mundo do artesanato. Tenho certeza que você irá se apaixonar e quem sabe, se encontrar em alguma modalidade.

Crochê

Você já ouviu falar em crochê?

O crochê é o processo contínuo onde se tece uma linha com a agulha de crochê afim de criar um tecido. Pode-se usar linhas para crochê, barbantes, lãs e fios diversos. Você investe pouco em uma agulha e uma linha e consegue fazer de itens de decorações até roupas e calçados! É uma variação de artes realmente enorme. Sua imaginação pode te levar à uma infinidade de ideias com esse artesanato.

Um exemplo de crochê é esse vestido feito com a linha Charme da marca Círculo. Um vestido realmente maravilhoso, feito com apenas 5 novelos da linha charme e uma agulha de crochê. É muito bom ressaltar que o gasto é basicamente mínimo e muitas pessoas lucram muito com esse tipo de artesanato.

Então você me pergunta: “E quem opta por não vender, perde? “.

Claro que não! Imagina você desfilando com um vestido lindo desses, sendo em festas comemorativas como também em eventos casuais. Além da beleza e o estilo que ele vai te acrescentar, você ainda vai usar sabendo que fez com suas próprias mãos! Uma dádiva única que só o artesanato proporciona.  

O crochê tem uma grande diversidade de itens que você pode criar. Caso tenha se interessado, aqui em nosso blog, ensinamos muitas maneiras de se aventurar no crochê. Dê uma olhada em nossas categorias que você vai se apaixonar. São muitas coisas lindas para você!

Além de produtos de beleza, você pode se aventurar em itens de decorações. Tem diversas opções e muitas receitas que vão te ajudar a ingressar no crochê.  Existem apenas quatro pontos essenciais para se iniciar o crochê, que são as correntinhas, o ponto alto, o ponto baixo, e o ponto baixíssimo. Caso queira se aprofundar mais nessa modalidade é só nos acompanhar que te ajudaremos a aperfeiçoar suas habilidades e você, com toda certeza vai querer se tornar uma “crochêteira” artesã.

Bordado Manual

Com certeza você já ouviu falar em bordados por alguma geração antiga de sua família. Aposto que alguma matriarca de sua família já se aventurou nessa arte, não é mesmo?                                            Se não, talvez seja você a primeira a se interessar e garanto que vai achar uma das artes mais lindas e fáceis do artesanato.

Vamos te contar o que é o bordado manual:                                                                                                   O bordado é uma prática muito antiga, digamos que desde a pré-história ele tem se feito “vivo” em nosso meio.

Existe uma variedade de bordados manuais, mas a primeira modalidade surgida foi o ponto cruz, onde usavam agulhas feitas de ossos e o fio feito de fibras de vegetais ou tripas de animais. Eles precisavam vestir para se proteger das adversidades que haviam de enfrentar naquela época, como o frio. Por esse motivo tiveram a grande ideia de “emendar” suas roupas feitas de pele de animais. Assim, além da habilidade de costura, adquiriram também o bordado. Uma prova de que essa prática é bem antiga, é o Bordado de Bayeu que se encontra atualmente na China, sendo um dos maior e mais antigo bordado. Existem também relatos de bordados de até 3.000 anos a.C, uma história realmente incrível. É muito satisfatório saber que fazemos parte dessa tradição tão antiga.

Pois bem, mas essa é uma parte histórica um pouco mais teórica. Hoje as bordadeiras contemporâneas utilizam agulhas, linhas, fitas ou lã, tesouras, bastidores e tecidos. Uma coisa mais moderna e bem menos trabalhosa do que bordar o couro de uma animal, não é mesmo?

O bordado é basicamente fazer uma escultura. Para quem gosta de desenhar pode se divertir e criar diversas imagens. Você pode customizar roupas, criar quadros, fazer nomes e desenhos em toalhas e muito mais!

Para quem pensa que há uma idade específica para aprender à bordar, não pense assim. Todos podemos bordar, assim como fazer qualquer outra arte, todos podem se aventurar em querer descobrir algo novo. O bordado é mais uma forma artística de se conectar com o seu interior e achar o artista que existe dentro de você. E por esse motivo estamos aqui!

Costura e Patchwork

A prática de costurar, assim como outras práticas do artesanato é muito antiga, mas é essencial até hoje. Precisamos muito dela em muitas ocasiões, seja para fazer as roupas que vestimos ou até mesmo arrumá-las se algo descostura ou rasga.

Acho que você já conhece um pouco sobre a costura, mas sabe o que é Patchwork?

Do inglês, patchwork significa “trabalho com retalho de tecidos”. Você já viu aquelas colchas de retalhos lindas e coloridas? É exatamente desse tipo de trabalho que o patchwork se trata. Consiste em juntar pequenos pedaços de retalhos/sobras de tecidos a fim de forma algo abstrato ou até mesmo fazer alguns desenhos.

Existem muitos materiais que podem facilitar seu trabalho nesse tipo de modalidade. Entre eles estão as tesouras, tabuas de corte de diversos tamanhos, cortadores circulares que facilitam no corte, estiletes, tecidos, fitas métricas, linhas de costura, agulhas de máquina e de mão e muitos outros materiais de trabalho. E você já sabe onde encontrá-los? Exatamente! Em nossas lojas, nós disponibilizamos muitos materiais para te ajudar a deixar seu trabalho mais prático e com maior qualidade.

Existem diversas outras formas de fazer artesanato e com certeza você pode fazer parte de alguma delas. E agora que você sabe um pouco mais sobre e onde encontrar informações e produtos, já está pensando em qual arte vai se aventurar?

Não esqueça de compartilhar com seus amigos e nos acompanhar em nossas publicações e instaram!! Estamos sempre aqui para te ajudar à fazer arte!!

Crédito: Círculo S/A
Sobre Clickfios.com Armarinhos 36 Artigos
É uma empresa especializada no comércio varejista de artigos do Armarinho, Cama, Mesa e Banho, com ênfase em produtos para artesanato. Fundada em 1991 na cidade de São José dos Campos - SP dispomos atualmente de três amplas lojas aqui na região. Para atender melhor às necessidades da clientela, além do tradicional atendimento no balcão ao longo dos 30 anos, e em 2008 criamos nossa loja virtual - clickfios.com, constituindo um novo canal de comercialização e também um portal de informações úteis, dicas, artigos e receitas de artesanato em geral e que serviu de case e matérias em várias mídias como a revista PEGN, Exame, TV Globo etc. Em 2018 congelamos a operação do e-commerce e focamos nas lojas físicas com o objetivo e planejamento de voltarmos em 2021, e assim estamos fazendo, reformulamos nosso site, trouxemos mais recursos para facilitar a compra e também produtos diferenciados Com o nosso novo site, atingiremos clientes de várias outras regiões do Brasil, oferecendo-lhes o mesmo atendimento, ótimos preços e produtos de qualidade que temos hoje em nossas lojas. Esperamos que você desfrute de horas agradáveis navegando em nosso site, fazendo pesquisas, tirando dúvidas e podendo realizar suas compras em ambiente seguro e confiável. Estamos muito felizes com o retorno e queremos que vocês se sintam igualmente felizes, dando forma e vida a suas ideias no fascinante universo do artesanato. Sejam Bem-vindos!!!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*