Como fazer crochê para iniciantes

Você quer aprender crochê, mas não sabe como? Aqui no blog Sou Artesão nós te ensinamos!

O crochê ao contrário do que muitos pensam, não é só para pessoas mais velhas. Ele tem sido uma prática artesanal muito usada atualmente, até porque proporciona lindos vestuários, itens de decoração e muitos outros itens atuais.  Além disso, o crochê é uma atividade muito relaxante e por conta disso muitos até consideram como uma terapia. Também pode servir como renda extra para muitas pessoas. Por ser uma arte manual, acaba sendo muito valorizado hoje em dia. São trabalhos que chegam a dar lucro de mais de 100%!!

Por esse motivo decidimos te ajudar à fazer crochê. Você vai se apaixonar!!

Qual a agulha ideal?

A agulha ideal vai depender muito do tipo de linha que você vai usar. Em cada embalagem vem escrito no rótulo qual o número ideal para cada linha.
Sobre os tipos de agulhas, eles são muitos. Existem agulhas de cabo emborrachado, cabo simples, cabo de madeira, agulha de bambu, plástico, entre outros modelos. São muitos tipos, você vai saber qual é a ideal quando se adaptar com a agulha, vai saber qual estilo foi feito para você!!

Comecei à fazer e meus pontos são muito apertados, o que faço?
Tente usar uma agulha maior do que a mínima indicada, porque assim vai te ajudar à deixar seus pontos mais soltinhos.

E se forem muito largos?
Caso isso ocorra, tente usar agulhas com numerações menores. Seus pontos ficarão mais justos e seu trabalho ficará perfeito!

Ao decorrer do aprendizado, você vai vendo resultados e saber qual você se adapta melhor. Uma grande dica é que você tenha um kit de agulhas, isso vai te ajudar muito!!

Ponto Correntinha

As correntinhas, como o nome já diz, parecem correntes ou tranças feitas com o fio. Elas que dão início ao trabalho e são essenciais para aprender os demais pontos  do crochê. 

Confira no vídeo o passo-a-passo e divirta-se aprendendo!!

Ponto Baixíssimo 

Geralmente é usado para reforçar bordas ou finalização de peças. Quem está aprendendo, é muito importante que saiba esse ponto. Não é difícil de fazer, pratique para que você fique mais habituada à ele. Vamos lá!

Ponto Baixo

Geralmente o ponto baixo é usado para realizar peças que precisam ser mais firmes, assim como tapetes, algumas peças de roupas e outros tipos de trabalhos. Isso depende muito da receita seguida ou de como você quer que fique seu trabalho. 

Bom, agora que já sabe a parte teórica, é hora de aprender o ponto baixo na prática! Dê uma olhada no vídeo abaixo e treine muito!!

Ponto alto

O ponto alto é um ponto mais aberto em relação ao ponto baixo. Geralmente usa-se em peças que o formato é mais moleáveis. Um exemplo seria o ponto de cangas de praia, o caimento é mais confortável e não tão justo no corpo, por isso usamos o ponto alto. Como em todos os pontos, há uma variedade de trabalhos que você pode utilizá-lo, depende de como você quer o acabamento. 

Aprenda ele e depois você vai conseguir utilizar em algum trabalho. No vídeo abaixo mostramos como você vai fazê-lo. Treine bastante!

Mensagem de motivacional

Fazer crochê pode ser fácil para muitas pessoas, mas outras podem ter muita dificuldade. Algo que as pessoas não vão te falar é que ter dificuldade em algo é super normal. Nem sempre vamos aprender de primeira e o crochê pode se tornar um desafio, mas um desafio bom. Te ajuda à desenvolver habilidades que você nem sabia que tinha.
Por isso, se você estiver tendo dificuldades, não desista! Uma hora você vai chegar lá. Nunca se esqueça que a prática leva à perfeição. Agora que você já sabe os pontos essenciais, tente fazer uma peça de crochê. Vai ficar lindo!

Espero ter te ajudado nesse aprendizado. Nos acompanhe para receitas e muitos outros temas sobre artesanato. Aqui nós te ajudamos à fazer arte!!

Sobre Clickfios.com Armarinhos 39 Artigos
É uma empresa especializada no comércio varejista de artigos do Armarinho, Cama, Mesa e Banho, com ênfase em produtos para artesanato. Fundada em 1991 na cidade de São José dos Campos - SP dispomos atualmente de três amplas lojas aqui na região. Para atender melhor às necessidades da clientela, além do tradicional atendimento no balcão ao longo dos 30 anos, e em 2008 criamos nossa loja virtual - clickfios.com, constituindo um novo canal de comercialização e também um portal de informações úteis, dicas, artigos e receitas de artesanato em geral e que serviu de case e matérias em várias mídias como a revista PEGN, Exame, TV Globo etc. Em 2018 congelamos a operação do e-commerce e focamos nas lojas físicas com o objetivo e planejamento de voltarmos em 2021, e assim estamos fazendo, reformulamos nosso site, trouxemos mais recursos para facilitar a compra e também produtos diferenciados Com o nosso novo site, atingiremos clientes de várias outras regiões do Brasil, oferecendo-lhes o mesmo atendimento, ótimos preços e produtos de qualidade que temos hoje em nossas lojas. Esperamos que você desfrute de horas agradáveis navegando em nosso site, fazendo pesquisas, tirando dúvidas e podendo realizar suas compras em ambiente seguro e confiável. Estamos muito felizes com o retorno e queremos que vocês se sintam igualmente felizes, dando forma e vida a suas ideias no fascinante universo do artesanato. Sejam Bem-vindos!!!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*